Projetos de interiores são fundamentais para criar espaços que combinam estética e funcionalidade, refletindo o estilo e as necessidades dos usuários.
Mas ainda existem muitos mitos que norteiam esse assunto.
Aqui vamos esclarecer alguns desses mitos.
Confira!
MITO 1: Projetos de interiores são apenas para espaços de luxo
A ideia de que projetos de interiores são exclusivos para espaços luxuosos e casas de alto padrão é um dos mitos mais comuns presentes no setor de projetos de interiores
No entanto, esta ideia não poderia estar mais longe da verdade.
Projetos de interiores têm o poder de transformar qualquer espaço, independentemente do tamanho ou do orçamento destinado a ele.
Eles vão muito além de apenas embelezar um espaço. Trata-se de criar ambientes que refletem a personalidade e atendem às necessidades dos moradores ou dos clientes e donos de um comércio.
Um bom projeto de interiores pode:
Maximizar o espaço
Em espaços menores, o projetos de interiores pode ajudar a criar soluções inteligentes de armazenamento e layouts que façam o ambiente parecer mais amplo e organizado.
Melhorar a funcionalidade
O projetos de interiores foca em tornar cada espaço tão funcional quanto possível, garantindo que cada elemento do ambiente tenha um propósito e contribua para o bem-estar de quem usa.
Promover o bem-estar
Cores, texturas e iluminação são apenas alguns dos elementos que podem influenciar nosso humor e bem-estar. Um projeto de interiores considera todos esses fatores para criar espaços que promovam relaxamento e felicidade.
Como apresentado acima, os projetos de interiores não estão restritos a altos orçamentos.
E para entender melhor vamos para o próximo mito.
MITO 2: Contratar um designer de interiores é muito caro
A percepção de que contratar um designer de interiores vai custar muito caro é um mito que persiste na mente de muitos.
No entanto, quando analisamos de perto, fica claro que o valor agregado por um profissional de projetos de interiores pode, na verdade, resultar em economias significativas a longo prazo.
Contratar um designer de interiores pode ser muito mais vantajoso do que muitos imaginam:
Evitar erros
Com um olhar treinado e experiência, o designer pode prever possíveis falhas e tomar decisões que evitam gastos desnecessários, seja na escolha de materiais inadequados ou na má utilização do espaço.
Valorização do imóvel
Um projeto bem executado por um profissional pode significar aumento no valor de um imóvel.
Esta é uma consideração importante para quem vê sua propriedade não apenas como um lar, mas também como um investimento.
O valor da experiência e eficiência
Um designer de interiores trabalha com você para estabelecer e otimizar seu orçamento.
Eles sabem onde é essencial investir mais e onde é possível economizar sem comprometer a qualidade ou a estética do projeto.
Além do dinheiro, economizar tempo é outra grande vantagem e isso nos leva ao próximo mito.
MITO 3: Projetos de interiores demoram muito para serem concluídos
Contrário ao que muitos pensam, projetos de interiores não precisam ser maratonas intermináveis.
A chave para uma conclusão ágil reside no planejamento eficaz e na gestão do projeto.
Mas como?
Planejamento antecipado
Estabelecer um cronograma detalhado desde o início ajuda a prever e mitigar possíveis atrasos.
Comunicação clara
Mantendo uma comunicação fluida entre todos os envolvidos, decisões são tomadas rapidamente, evitando estagnações.
Expertise profissional
Designers de interiores utilizam sua experiência para prever desafios, ajustando o projeto para evitar atrasos desnecessários.
Coordenação
A gestão eficiente de fornecedores e prestadores de serviços pelo designer garante que todos os prazos sejam respeitados.
A realidade é que com a organização certa e escolha de um profissional adequado, os projetos de interiores podem ser concluídos de forma eficiente, respeitando o tempo e as expectativas do cliente.
Vendo tudo que é preciso para um bom projeto de interiores, vamos para o próximo mito.
MITO 4: É fácil fazer um projeto de interiores por conta própria
Outro mito muito comum é que criar um projeto de interiores seja uma tarefa simples, que pode ser facilmente realizada sem a necessidade de um profissional.
No entanto, a realidade é outra.
O projetos de interiores é uma disciplina complexa, que exige conhecimento técnico, criatividade e uma compreensão profunda de como os espaços funcionam e influenciam quem os utiliza.
Com um profissional de interiores você tem a vantagens de:
Conhecimento técnico
Esses profissionais possuem um entendimento aprofundado sobre materiais, durabilidade, aplicabilidade e como diferentes elementos se comportam em diversos ambientes.
Soluções funcionais
Além da estética, designers focam em criar espaços funcionais que atendam às necessidades específicas dos usuários, considerando ergonomia, iluminação e circulação.
Normas e regulamentações
Existe uma série de normas técnicas e regulamentações locais que devem ser seguidas em projetos de interiores, algo que um profissional já está preparado para lidar.
A tentativa de planejar e executar um projeto de interiores por conta própria pode levar a resultados insatisfatórios, gastos desnecessários e até mesmo à necessidade de refazer o trabalho.
A expertise de um designer de interiores é fundamental para garantir que todos os aspectos do projeto sejam considerados e executados com sucesso.
Percebeu que em todos os mitos citamos a questão da adequação aos gostos e desejos dos clientes? O próximo mito é sobre isso.
MITO 5: O designer de interiores impõe seu estilo pessoal
Uma preocupação comum é que ao contratar um designer de interiores, o espaço acabará refletindo mais o estilo pessoal do profissional do que as preferências e a visão do cliente.
No entanto, essa ideia não corresponde à realidade da maioria dos projetos de interiores profissionais.
O designer de interiores tem como missão traduzir no espaço aquilo que o cliente quer e deseja!
Alguns passos são importantes para isso, sendo eles:
Escuta ativa
Designers de interiores começam cada projeto com uma fase de consulta detalhada, ouvindo atentamente as necessidades, desejos e visão do cliente para o espaço.
Colaboração
O processo é altamente colaborativo, com o designer apresentando ideias e sugestões que alinham a expertise técnica com os gostos pessoais do cliente.
Personalização
O objetivo final é criar um espaço que reflita a personalidade e o estilo de vida do cliente, não do designer. Isso é alcançado através de escolhas cuidadosas de cores, texturas, móveis e acessórios.
MITO 6: Não é necessário pensar no dia-a-dia ao planejar o design de interiores
O último mito sugere que o projetos de interiores se concentra exclusivamente na beleza e na estética, desconsiderando a funcionalidade e a praticidade do espaço para o uso diário.
No entanto, a verdade é que a funcionalidade é um dos pilares centrais do projetos de interiores, tão importante quanto a estética.
Algumas características importantes para tornar um projeto eficiente além de bonito, funcional são:
Design pensado para o cotidiano
Um bom projeto de interiores equilibra beleza e funcionalidade, garantindo que o espaço não apenas pareça impressionante, mas também atenda às necessidades diárias dos usuários.
Isso inclui considerar o fluxo do espaço, a facilidade de movimento, o armazenamento adequado e a acessibilidade.
Personalização segundo as necessidades
Designers de interiores levam em conta as atividades cotidianas, hobbies e rotinas daqueles que utilizarão o espaço, projetando soluções que simplifiquem a vida diária e aumentem o conforto.
Ergonomia e conforto
Aspectos ergonômicos são cuidadosamente considerados para garantir que o mobiliário e a disposição do espaço contribuam para o bem-estar físico dos usuários.
A ideia de que o projeto de interiores é apenas sobre estética ignora a complexidade e a profundidade do processo de design.
Gostou do conteúdo?
Não deixe de acessar nosso blog para saber mais sobre projetos de interiores, mas também sobre arquitetura, gestão de obras e muito mais!
Agora, se quiser contratar um especialista para criar seu espaço, entre em contato com nossa equipe.